Investigação Matemática- Função de 1° Grau ou Afim.
Investigar palavra cujo dicionário de língua portuguesa define como:
  1. Seguir os vestígios de.
  2. Fazer diligências para achar; pesquisar, indagar, inquirir: investigar as causas de um fato.
  3. Examinar com atenção; esquadrinhar.
Na disciplina de matemática a investigação apresenta-se de uma forma mais intrigante ao aluno, com o intuito de instigá-lo a desvendar mais sobre determinado assunto. Em três áreas distintas da matemática este objetivo está presente são elas a Etnomatemática, Modelagem Matemática e Investigação Matemática.
Segundo Palhares (2004), Investigações Matemáticas são atividades com uma amplitude maior, que poderão ter mais de uma resposta desvendadas pela criatividade e o interesse do aluno. Já para Ponte, Brocardo e Oliveira(2009) a Investigação é a definição de questões para sanar duvidas próprias das quais não possui respostas prontas, necessitando então de uma pesquisa, uma investigação.
E o professor que papel tem na investigação? Você deve estar se perguntando.
O papel do professor , segundo Skovsmose (2008), é o de desafiar o aluno através de questões instigadoras, permitindo que ele assuma o controle do processo de exploração e explicação, construindo assim um novo ambiente de aprendizagem. Porque ao desenvolver atividades investigativas torna-se necessário que os alunos descrevam seu parecer critico sobre o assunto, sua base teoria de fundamentação com base em que ele esta afirmando aquilo, gerando um cenário de trocas entre os demais colegas e professores.
Atividade proposta para Investigação Matemática:
Função de 1° Grau ou Afim
Definição:
Uma função definida por f: R→R chama-se afim quando existem constantes a, b que pertencem ao conjunto dos reais tais que f(x)= ax + b para todo x R. A lei que define função afim é:
 Exemplo de função afim(1ºgrau) no grafico.

f(x)=ax+b (a e b E{R})
Com base no que foi explicado anteriormente vamos extrair características da Função de primeiro Grau.

Situação Problema:
  • Um motorista de táxi cobra R$ 3,50 de bandeirada (valor fixo) mais R$ 0,70 por quilômetro rodado (valor variável). Determine o valor a ser pago por uma corrida relativa a um percurso de 18 quilômetros.


Qual função que define o valor a ser cobrado por uma corrida de x quilômetros:
Resposta: f(x) = 0,70x + 3,50.
1-Porque define-se uma função está situação problema?
2-Valor a ser pago por uma corrida de percurso igual a 18 quilômetros. Qual a relação da taxa fixa com a variável?
f(x) = 0,70x + 3,50
f(18) = 0,70 * 18 + 3,50
f(18) = 12,60 + 3,50
f(18) = 16,10
3-O preço a ser pago por uma corrida com percurso igual a 18 quilômetros corresponde a R$ 16,10. Este valor corresponde a uma função crescente, decrescente ou constante? Justifique.
Resposta: Crescente pois a>0 , o coeficiente angular define a característica de uma função afim.
  1. Encontrarei o mesmo valor sem utilizar função. Como?
Resposta: Sim desde que o aluno entenda o processo da estimativa do valor formulas ou funções são desnecessárias.
  1. Construa o gráfico. O gráfico representa a relação km/reais pagos?
Utilizando o software geogebra o aluno pode verificar o que ocorre com o gráfico, porque a relação km e preço é crescente e a sua expressão algébrica.
Com base em toda pesquisa, investigação, o aluno fica ciente do processo matemático que envolve determinado assunto. De que diferentes formas podemos chegar a um resultado , se esse resultado é único e absoluto. As justificativas são o teor da investigação matemática , este conjunto de argumentos que instiga a descoberta de novos saberes , associações e posteriormente socialização com os demais.


Referências
Investigação Matemática. Disponível em :

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